contador de visitas

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Revista Veja e seu rabinho de palha


A ilustração ao lado representa a mesma situação que estou vivendo agora. Após cirurgia, estou usando este imobilizador de perna, para não dobrar o joelho.
Estou indo na faculdade e me deslocando entre as consultas médicas parecendo um pirata com perna de pau. Enfim, me recuperando. Também estou um pouco afastado da net, pra não dizer que estou muito. Mas tenho recebido e-mails informando a respeito da série de reportagens que o Luís Nassif tem feito, desmascarando a revista Veja.
Acho interessante que os colegas e os amigos, que vierem aqui, utilizem os links que disponibilizo ao lado para irem acompanhando a polêmica a respeito desse assunto. Veja um pouco abaixo isso que estou comentando;

Luís Nassif dispara série contra revista Veja

Carla Soares Martin

O jornalista Luís Nassif iniciou em seu blog uma série jornalística, um misto de texto editorial e informativo, contra a Revista Veja, da Editora Abril. Os capítulos referem-se, segundo o jornalista, à crise que a revista estaria atravessando desde os anos 80. “A Veja começou a praticar um jornalismo de abuso de poder e falta de clareza em suas intenções”, disse Luís Nassif, em entrevista ao Comunique-se.

O comentarista de Economia do Jornal da Cultura explica: “Abuso de poder ao fazer reportagens sob a ótica subjetiva, em vez da objetiva, por meio de fatos. A falta de clareza está nas intenções editoriais da revista, que não se presta nem ao menos a abrir espaço para o outro lado.” Luís Nassif ressalta que seu blog, pelo contrário, não se presta meramente ao papel de acusar a Veja, mas traz elementos que comprovam a marca “panfletária” da revista.

A série
O jornalista fez quatro capítulos, até o momento. Neles, aborda o que classificou de “puro esgoto jornalístico”. Critica o começo de uma prática repleta de “cacos”, que seriam os trechos editoriais colocados sem a permissão do repórter na matéria, e “pregos sobre o vinil”, um tom agressivo que seria desmedido e escrito a cada reportagem.

Cita ainda situações para fundamentar sua posição: o caso André Esteves, no qual o banqueiro teria sido duramente criticado pela reportagem por tentar levantar uma editora concorrente, a Editora Três; o caso COC, em que a revista teria feito uma reportagem encomendada para desbancar a editora de livros concorrente ao Grupo Abril; o caso da Guerra das Cervejas, na qual a revista teria feito ampla campanha a favor do publicitário Eduardo Fischer e, por fim, um fato de abrangência nacional: a matéria contra a cantora Maria Rita, por ela ter se recusado a dar uma entrevista exclusiva à revista no lançamento de seu primeiro álbum. À época, o Comunique-se realizou ampla cobertura sobre o caso.

Nassif pretende voltar a escrever depois do Carnaval. “Qualquer texto, agora, se perderia”, explica o jornalista que, como informa, já tem outros capítulos na manga.

A Revista Veja
Procurados para comentar as acusações de Nassif, o redator-chefe Mário Sabino e o diretor de redação, Eurípedes Alcântara, não foram encontrados na tarde desta sexta-feira (01/02).

http://www.comunique-se.com.br/index.asp?p=Conteudo/NewsShow.asp&p2=idnot%3D42226%26Editoria%3D8%26Op2%3D1%26Op3%3D0%26pid%3D19187513361%26fnt%3Dfntnl

Nenhum comentário: