contador de visitas

terça-feira, 19 de maio de 2009

Programa de Rádio "Essa é que é a Verdade"


Já deveria ter informado há algum tempo, mas acabei me esquecendo. Desde o mês passado estamos apresentando um programa de rádio que se chama "Essa é que é a Verdade". É transmitido pela Rádio Excelsior FM. Uma empresa do sistema comunitário de radiodifusão.
"Essa é que é a verdade" é transmitido todos os sábados a partir das 10 horas da manhã até ao meio dia. E visa estabelecer um canal de discussão e aprofundamento com a sociedade de temas que geralmente são abordados de maneira superficial pelo meio do rádio. Pelo menos aqui em Araçatuba onde resido. O programa têm duas horas de duração. É composto de notícias, comentários e entrevistas e é apresentado por dois locutores, Wagner Gomes e eu, Ronaldo Werneck. Há participações especiais também como a do Alex Silva, que além de nos auxiliar tecnicamente, também dá seus pitacos durante o programa, pesquisando os assuntos abordados durante o programa na internet.

A luta agora na Rádio Excelsior FM é estruturar a emissora. Como a maioria das emissoras de rádio comunitária, além da luta legal e de financiamento de sua operação, há o embate para conseguir equipamentos e acessórios para melhorar a transmissão. No momento estamos iniciando uma campanha arrecadatória para conseguirmos trocar a torre da emissora. Com apenas 18 metros não está sendo suficiente para chegar com qualidade em 100% da cidade. A idéia é adquirir uma torre dentro dos parâmetros da legislação para radiodifusão comunitária que é de 30 metros. Com custo aproximado de R$ 3.000,00 já estamos nas ruas, tentando sensibilizar os colaboradores. Há outras necessidades também, mas por ordem a torre é fundamental agora.

A luta pela radiodifusão comunitária já completa mais de uma década. Nasceu com o intuito de trazer a tona a discussão pela democratização dos meios de comunicação. No Brasil esse processo de gerenciamento e distribuição e concessões de serviços de radiodifusão é um escândalo. Uma vergonha para um país que tenta se solidificar como uma sociedade democrática e pluralista. Neste sentido, tanto nosso programa com nosso blog, além de apoiar a radiodifusão comunitária, luta para que a Conferência Nacional de Comunicação seja uma realidade positiva para nossa sociedade. É nela que estaremos discutindo a implantação de um novo modelo de comunicação para o país. Se vc ainda não tem uma comissão pró-Conferência Nacional de Comunicação em sua cidade, chegou a hora de juntar forças aos diversos comitês já criados e em plena luta de organização, pois o poder dos radiodifusores é enorme e eles não querem que esta conferência exista nem que funcione.

Maiores informações sobre a Conferência Nacional de Comunicação e a Rádio Excelsior nos links abaixo:

// Movimento Pró-Conferência Nacional de Comunicação


Conferência de comunicação gera disputas



Rádio Excelsior FM (ao vivo)



Nenhum comentário: