contador de visitas

terça-feira, 9 de março de 2010

Brasilianas.org estreou na TV Brasil no dia 8 de março e debateu o tema tecnologia militar e indústria bélica


Luis Nassif apresenta o 'Brasilianas.org', que estreou na noite de 8 de março

Discutir políticas que podem ajudar o desenvolvimento do país e a qualidade de vida do cidadão brasileiro é a proposta do Brasilianas.org, programa de debate, apresentado pelo jornalista Luís Nassif, que estreou no dia 8 de março na TV Brasil, às 22 horas. Toda segunda-feira e, com a participação do telespectador, uma política pública estará em discussão na emissora.

A idéia do Brasilianas.org é reunir informação e conteúdo sobre programas e políticas públicas diretamente ligadas à realidade brasileira e promover um ambiente híbrido em que televisão e internet se complementem. Caberá ao Portal ( www.brasilianasorg.com.br) provocar e trazer os problemas à tona. Já o Brasilianas.org terá como missão principal filtrar os pontos de maior interesse público e convidar representantes dos diversos setores da sociedade brasileira ao debate.

No programa de estreia, o tema em discussão será indústria e tecnologia de defesa militar. Setores que, além de associados às questões de soberania e autonomia, são importantes para garantir o aprimoramento em pesquisa e desenvolvimento, como também a presença do Brasil no mercado internacional.

No centro da conversa, a Estratégia Nacional de Defesa, documento aprovado em dezembro de 2008 e que deve reger todas as ações sobre o setor; as transferências tecnológicas entre Brasil e outros países, o papel da indústria, das Forças Armadas e dos centros de pesquisa. O Brasilianas.org mostrará também o aparato tecnológico que permite vigiar a Amazônia do céu e a adaptação dessa tecnologia para o uso civil, como é o caso do GPS e do material teflon. O programa debaterá também as perguntas enviadas pelo internauta ao site www.brasilianasorg.com.br.

Participam do primeiro Brasilianas.org o Contra-almirante Arthur Campos, diretor do departamento de ciência e tecnologia do Ministério da Defesa; o General Minnicelli, chefe do Centro Tecnológico do Exército; e Cláudio Lucchesi, que é diretor da revista Asas. O programa tem também as presenças de André Martirani, especialista em estratégia militar para a gestão de negócios; Peterson Ferreira da Silva, mestrando em Relações Internacionais pelo programa San Tiago Dantas e pelo Pró-Defesa; Fábio Machado, pesquisador da área de indústria bélica e Mariana Ruivo, que tem estudos sobre segurança e defesa.

Em novo programa da TV Brasil, Nassif aposta na interação entre TV e Web

Ao lançar seu programa Brasilianas.Org, o novo espaço na TV Brasil para a discussão de políticas públicas, o jornalista Luís Nassif aposta na interatividade entre duas poderosas mídias: a televisão e a Internet. Segundo ele, com a descoberta de petróleo no pré-sal e os avanços na área da bioenergia, o Brasil se prepara para uma nova fase de desenvolvimento que marcará as próximas décadas. “Isso ocorre no momento em que o país superou o receio histórico de ser grande”, afirma o jornalista e apresentador de Brasilianas.Org.

Na sua avaliação, a a mídia tradicional não consegue conduzir em profundidade os debates sobre grandes temas da atualidade que estão em discussão no país por entidades, organizações não-governamentais, especialistas, grupos de estudos, etc. “A abordagem é superficial”, analisa.

Mas tem muita gente boa no Brasil discutindo temas relevantes para o país com influência direta no dia a dia da vida do cidadão. Nosso objetivo é promover essas discussões e debates com mídias diferentes, mas capazes de buscar uma linguagem comum e interativa.
Nassif

O jornalista entende que a interatividade entre a televisão e a Internet, esse novo ambiente híbrido que Brasilianas. Org, propõe criar, permitirá a reunião de informações e conteúdos sobre programas e políticas públicas diretamente ligadas à realidade brasileira traduzidas em linguagem simples, de fácil compreensão pelos telespectadores.

Nassif está confiante no formato do programa que terá sua interface na web. A cada semana será apresentado um tema na TV Brasil, veiculado por meio de cinco programetes de um minuto cada. Os programetes chamarão os telespectadores para a participação na internet.

Ao mesmo tempo, o portal Brasiliano.Org colocará à disposição dos interessados no tema, um conjunto de ferramentas – mp3, vídeos, textos - que permitirá ao cidadão participar da construção do programa que aprofundará o assunto com a participação de convidados, sob o comando de Nassif, na segunda-feira, no horário de debates da programação da TV Brasil.

No portal, ficarão armazenados os programas, trabalhos acadêmicos, documentos legais e uma orientação, denominada de Documento Mestre, que esclarecerá os leitores sobre os pontos principais do tema em discussão. Segundo Nassif, os comentaristas poderão se cadastrar e participar das discussões, por meio de uploads de documentos, apresentações, áudios e vídeos.

Em relação ao primeiro programa que abordará a indústria e a tecnologia de defesa militar, afirmou:

Estamos mais interessados em discutir a tecnologia de defesa militar para o setor do que propriamente a estratégia. Esse é um setor que, além de estar associado às questões de soberania e autonomia do país, é importante para assegurar o aprimoramento em pesquisa e também a presença do Brasil no mercado internacional

Nenhum comentário: