contador de visitas

domingo, 8 de março de 2009

Rosa Luxemburgo, aqui uma homenagem às mulheres por este dia significativo.

Para ver melhor este vídeo, desligue antes a estação musical, a esquerda da página, logo abaixo.

Tenho a maior admiração por mulheres que além de ser mulheres, que é algo muito especial por tudo que representam (a vida, o amor, a obstinação, entre outras coisas), vão além de sua condição de gênero. Que enxergam o valor e a qualidade de seus semelhantes na luta diária pela sobrevivência. E dedicam parte de suas vidas, quando não toda ela, a revolucionar o meio em que vive e assim garantir justiça, bem estar e paz aos seus semelhantes. Temos muitas mulheres em nossa história, mas acabei encontrando este vídeo que fala um pouco de Rosa Luxemburo. Uma uma filósofa marxista e militante revolucionária polonesa ligada à Social-Democracia do Reino da Polónia (SDKP), ao Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD) e ao Partido Social-Democrata Independente da Alemanha. Participou da fundação do grupo de tendência marxista do SPD, que viria a se tornar mais tarde o Partido Comunista da Alemanha.

Foi brutalmente assassinada, depois de ser seqüestrada e espancada, por membros de uma organização paramilitar, a soldo do governo social-democrata alemão.

Dedido portanto a todas as mulheres idealistas que despertaram ou ainda estão para dispertar para uma vida de compromisso com o interesse do bem comum.

Nenhum comentário: