contador de visitas

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Rádio Digital, vc vai querer um?



Não vai demorar muito, mas as mudanças, que muita gente torce para ser apenas tecnológicas, deve ocorrer também em conteúdo. No sistema atual, analógico, é comum algumas interferências. Ora por causa do deslocamento do receptor (rádio) ora por alguma deficiência técnica (chiados).


Algumas emissoras já estão operando em sistema digital em fase experimental. Segundo apuramos, a implantação de todo o sistema deve demorar uns 10 anos. Mas o que tem preocupado alguns organismos civis é a concentração do espéctro magnético na mão das emissoras já existentes. Ou em poucas que podem surgir (clique no título deste texto). Isso se deve por causa da escolha do padrão digital, que tudo indica ser o IBOC (norte americano) que é o preferido pelos radiodifusosres. Obviamente, uma escolha bem oportunista, já que a concentração da radiodifusão continuará nas mãos de quem não tem nenhum compromisso com a democratização dos meios de comunicação (deles mesmos).




O mais interessante com a vinda da rádio digital será a qualidade de som. As emissoras que transmitem em Amplitude Modulada (AM) terão a qualidade de som como as emissoras que trasmitem em Frequência Modulada (FM) como as conhecemos hoje. E estas por si, com qualidade de som parecida com os Compact Disc (CD). Pode parecer uma revolução, mas o que acredito ser o diferencial entre elas, realmente, será o conteúdo. Quem é que vai ligar uma emissora de rádio para escutar poucas músicas e muita propaganda, se posso ter acesso a uma gama enorme de músicas em MP3? Bons comunicadores respaldados por uma produção na retaguarda destes, determinará se as emissoras conseguirão sobreviver neste mercado não tão competitivo atualmente. Seu único concorrente hoje, é a facilidade de se ter acesso ao MP3. Outra dificuladade para uma melhora do mercado radiofônico são a letargia dos proprietário dessas emissoras em requalificar seus trabalhadores, e a doentia postura de explorar vergonhaosamente os radialistas (pagam muito mal), além de continuamente estarem descumprindo a legislação trabalhista.



Links relacionados ao texto;



-


-





Nenhum comentário: