contador de visitas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Os verdadeiros interesses do governo americano para com a Venezuela

Estados Unidos se prepara para intervenção militar na Venezuela

Acho que muitos não sabem como se inicia um enfrentamento militar entre nações. Sem entrar no mérito, no momento, das razões entre um e outro país, vou discutir aqui apenas a estratégia utilizada por um ou mais deles. Diferentemente de diversos países subdesenvolvidos, os Estados Unidos ao iniciar uma guerra, na verdade há meses ou anos, já estava se preparando para ela. Antes de iniciarem os ataques ao Iraque ou ao Afeganistão a CIA já estava coletando dados e repassando para a inteligência militar. Lembro-me na época dos primeiros ataques ao Iraque a operação designada chamava-se "decapitação". O objetivo era matar Saddam Hussein e assim evitar o enfrentamento entre as forças militares de maiores proporções. Diversos bombardeios foram realizados nos palácios e bunkers conhecidos. Foi graças ao trabalho da CIA ou do Esquadrão Delta (força militar irregular) é que descobriram que Saddam tinha vários sósias. Mas antes mesmo deste tipo de operação ser realizado, o da investigação e levantamento de dados para os ataques militares, um outro componente importante também estava sendo realizado; o do convencimento político da "necessidade" do ataque ao Iraque. Onde era utilizados como propaganda desta idéia os principais veículos de comunicação, que apesar de acreditarmos que deveriam ser imparciais, simplesmente reproduziam as afirmações. Corroborando ainda mais para o convencimento político da empreitada.

Acompanhamos hoje, sem trégua,os ataques à figura política do presidente da Venezuela Hugo Chávez. Diversos meios de comunicação usam e abusam do termo ditador, mesmo que este presidente não seja um, já que foi eleito e reeleito democraticamente aos longo de todos esses anos. Os interesses do governo norte americano para a Venezuela são outros. E por isso os ataques são realizados. O mais interessante disso é que é feito de forma uniforme, em todo o mundo. A mídia corporativa de diversos países pelo mundo, inclusive aqui no Brasil, não destoam um milímetro se quer das afirmações do governo dos Estados Unidos, mesmo que isso não corresponda com a realidade. Este mesmo governo que já foi desmascarado por diversas vezes nas mentiras que vinham realizando. Vou citar dois exemplos apenas para se ter uma idéia; as afirmações de que o Iraque possuia armas de assassinato em massa e que o Irã estava desenvolvendo armamento nuclear. Esta última, inclusive, foi a própria CIA que divulgou em seu relatório. Pois bem, tudo parece que a maior dificuldade do governo norte americano é convencer alguns governos da região a aderir às suas idéias em relação a Venezuela. Especialmente os que foram eleitos recentemente na América do Sul. A Venezuela não está isolada, integrada ao Mercosul, luta e caminha com uma maior integração econômica, política e cultural. Essa iniciativa é preponderante para sobreviver e garantir apoio político na região, haja vista que correm notícias de que os Estados Unidos vem se preparando, juntamente com a Inglaterra para intervir na soberania do povo venezuelano. Acompanhem abaixo a nota que saiu no Jornal do Brasil;


"Missão Jobim 1

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, fará uma visita ao Suriname e à Guiana ainda neste mês. É o início de um périplo pela América do Sul a fim de convencer os países a formarem um conselho de defesa regional. Idéia que o presidente Lula teve, depois de uma reunião com os três comandantes das forças militares do país.

Missão Jobim 2
Não é mero capricho do poder. É questão de soberania sul-americana. Notícias que correm entre os oficiais dão conta de que o Suriname pretende ceder aos Estados Unidos uma grande área para instalação de uma base militar americana. A Guiana está negociando com o Reino Unido a concessão de 25 milhões de hectares para o mesmo fim."

O link abaixo remete ao texto do jornalista Luís Carlos Azenha, na qual questiona o que pode estar por trás dessa campanha difamatória que a mídia corporativa mundial estabelece contra a figura do Presidente da Venezuela;

Propaganda contra Chávez é só coincidência?
http://www.viomundo.com.br/opiniao/propaganda-contra-chavez-e-so-coincidencia/


Links relacionados ao texto;

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/08/288392.shtml
-
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=14779
-
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=14748
-
http://txt.estado.com.br/editorias/2006/12/06/int-1.93.9.20061206.13.1.xml

Nenhum comentário: