Muito se questiona se os governos atuais da América Latina, pelo menos em sua maioria, são de esquerda ou não. São revolucionários ou reformadores?
O que se quer saber, na verdade, é se de fato alguns principais conceitos socialistas ou marxistas são implementados nestes países na tentativa de subverter a ordem injusta de exploração da classe trabalhadora que é de fato quem produz a riqueza de qualquer país. Ou ainda, se pelo menos caminham em direção a estes. Argentina, Paraguai, Bolívia, Brasil, Equador, Venezuela, Nicarágua, El Salvador, Uruguai e Chile são os países que se alinham com este pensamento ou não? México também era para se ter um governo de esquerda, não fosse a fraude eleitoral perpetrada pelo governo anterior com o sistema judiciário daquele país. Face à estas preocupações, de saber para onde vai a esquerda na América Latina, em São Paulo, Emir Sader e José Reinaldo Carvalho estarão participando de um debate chamado "Os caminhos das esquerdas na América Latina". O debate acontece hoje a noite. As informações copilei do blog do Miro.
Veja abaixo os detalhes:
“Os caminhos das esquerdas na América Latina”
Debate “Os caminhos das esquerdas na América Latina” Dia 16 de abril de 2009, às 19h Rua Rego Freitas, 192 - República – São Paulo-SP Com:
— Emir Sader, secretário-geral do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso)
— José Reinaldo Carvalho, diretor do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz)
Nenhum comentário:
Postar um comentário