contador de visitas

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Equador: Correa é favorito nas eleições de domingo

Agência Brasil de Fato

Além do presidente, no pleito também serão eleitos legisladores, prefeitos, governadores e vereadores.

Além do presidente, no pleito também serão eleitos legisladores, prefeitos, governadores e vereadores.

Os equatorianos irão às urnas, no próximo domingo, em um pleito no qual o presidente Rafael Correa é favorito. Em sondagem realizada por um dos principais institutos de pesquisa do país, ele aparece próximo de uma vitória tranquila, já em primeiro turno.

O presidente do instituto Cedatos-Gallup, Polibio Córdova, disse que o presidente esquerdista conserva ampla vantagem sobre seus principais rivais, o ex-presidente Lucio Gutiérrez e o magnata da banana Álvaro Noboa.

"Na pesquisa, se ratifica a alta probabilidade de que o presidente ganhe no primeiro turno, porque a diferença com o segundo e terceiro lugar será muito além dos 10 pontos mínimos", disse Córdova, cujas pesquisas em eleições anteriores se mostraram precisas.

Córdova não quis entrar em detalhes sobre os números antes da sua publicação oficial. O socialista Correa, ex-ministro da Economia, é muito popular entre a maioria pobre do país, graças a seus programas sociais e à sua retórica contra as "elites corruptas" do Equador.

Através da aprovação recente de uma reforma constitucional, foi instaurada a reeleição consecutiva por um só período. Assim, Correa, que inicialmente deveria concluir o mandato em 2011, poderá ser reeleito domingo próximo. O mandato vai até 2013, quando Correa poderá concorrer novamente.

Além do presidente, no pleito também serão eleitos legisladores, prefeitos, governadores e vereadores. Segundo pesquisas, Rafael Correa também deve assegurar maioria parlamentar para promover suas reformas socialistas.

Um comentário:

Anderson Augusto Soares disse...

Informações sobre a vitória da juventude petista em eleição de ontem: www.cadernodoanderson.blogspot.com

Obrigado,Werneck, você também faz parte dessa vitória.