contador de visitas

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Eleição sindical dos Radialistas de São Paulo


No dias 16, 17, 18 e 19 de outubro estará sendo realizado as eleições do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo. Popularmente conhecido como Sindicato dos Radialistas. Em 1986 o sindicato foi retomado para as mãos dos trabalhadores. Hoje a disputa se dá num outro campo; com divergências internas, não superadas, a atual diretoria vai para disputa em duas chapas. A maioria desta, consolidada na Chapa 1, na qual tenho indicado os votos, pois estão realmente comprometidos com os interesses da categoria. E a minoria, que se organizaram precariamente e montaram a Chapa 2. Precariamente porque não há nenhum representante do interior do Estado nesta chapa. Basicamente há candidatos da capital e apenas um do litoral. Da cidade de Santos, precisamente. Acho até que esta candidata entrou desavisada na chapa.
Em todo caso, esse processo eleitoral é o reflexo das lutas que os trabalhadores tem enfrentado em suas organizações. Muitas delas utilizadas indevidamente. Usadas, em alguns momentos, como corrente de extenção de interesses do governo, de uma agremiação política ou simplesmente de interesses pessoais (sem contar o refluxo das lutas que tem havido. Muito mais pela inércia das centrais sindicais, já que são elas que dão o norte, para as lutas não tão imediatas como defesa da previdência, garantia dos direitos conquistados, etc. do que por sua própria ação).
A falta de politização de alguns dirigentes é um outro fator que prejudica, e muito, as ações sindicais que são necessárias para a organização dos trabalhadores. Sem esse instrumento cultural, o sindicalista fica manco na sua luta. A formação política é imprescindível. Sem ela corre-se o risco de parar no meio do caminho, principalmente se a luta for de classes. É ela que garante a possibilidade de manter o dirigente focado no seu objetivo, já que ele deve entender todo o processo de organização da sociedade, bem como as forças políticas que a faz movimentar-se. Por todas essas considerações, a vitória da Chapa 1 é a garantia de que os interesses dos trabalhadores permanecerão sendo respeitados.
Link relacionado ao texto;
-

Um comentário:

Ventura Picasso disse...

Mesmo não pertencendo à categoria dos radialistas, recomendo que votem na sua palavra. Não são promessas, são fatos. Companheiro Werneck, nessa eleição mais uma vez, torcemos p/sua vitória e que vc possa estar presente representando a sua categoria.