contador de visitas

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Círculos Bolivarianos



Alguns dias atrás o jornal Correio Braziliense fez uma matéria, com enfoque negativo, a respeito dos chamados Círculos Bolivarianos. Tive acesso a matéria porque frequento regularmente o site Defesanet (http://www.defesanet.com.br/). No site o enfoque era mais grotesco do que negativo, o título no site é "Tambores da Guerra, Ameaça à soberania" (http://www.defesanet.com.br/al1/ven_arms_7.htm) . É uma colocação estapafúrdia, já que quem organiza e participa são os próprios brasileiros. Apesar de que há venezuelanos dando orientações a respeito de como se organizarem no Brasil tendo o mesmo sucesso que tiveram na Venezuela. O conceito dos Cículos é universal; sobre o socialismo e até muito mais do que uma visão tão provinciana a respeito de um pensamento divergente ao de quem julga. Engraçado que os conceitos que vinham e continuam sendo propagadas aqui por nossa mídia a respeito do neoliberalismo, oriundo do consenso de Washington, não se questiona. Incoerência perceptível apenas para aqueles com o senso crítico bem afinado.


Está claro para quem faz uma leitura crítica que a matéria vem a somar com tantas outras tentando pejorativizar o que tem acontecido na Venezuela. É jogar uma névoa de acobertaemento da luta de classes que ocorre todos os dias nesse planeta, mas que é muito mais visível na Venezuela, já que a classe trabalhadora desbancou a elite reacionária do poder naquele país.


Os Círculos Bolivarianos é um importante instrumento de formação política e ao que parece, vem contribuir defitivamente com a organização dos trabalhadores aqui no Brasil e em todo país onde comecem a se organizar. O interesse maior, é óbvio, é por construir uma sociedade mais justa, igualitária e sem classes. Apontando para o nascimento de um novo homem. Muito mais preocupado em construir algo para todos do que passar sua tênue vida nesse planeta como um objeto de exploração de uma parcela muito pequena da sociedade humana.


"A cada dia estou mais convencido, sem nenhuma duvida em minha mente, e como afirmam muitos intelectuais, de que é necessário superar o capitalismo.
Porém, o capitalismo não pode ser superado a partir de dentro do próprio capitalismo e sim através do socialismo, do verdadeiro socialismo, com igualdade e justiça. Por outro lado também estou convencido de que é possível realizar essa tarefa através da democracia, porém, não pelo tipo de democracia imposta desde Washington".

Hugo Chávez
Presidente da Venezuela

Links relacionados ao texto;

-


-

-

Nenhum comentário: