contador de visitas

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

TV Pública vem aí


No dia 02 de dezembro deste ano o país vai dar um salto. Não tão longe quanto esperava, mas um salto. Estará entrando no ar a TV Pública brasileira, mas conhecida no meio jornalístico como TV Brasil (para saber mais clique no título deste texto). A proposta, segundo o governo, é valorizar aspectos culturais regionais e garantir a diversidade informativa. O que é uma raridade na tv privada brasileira. Só por isso já têm seus méritos e o meu apoio. Na contra mão do bom senso a tv brasileira, historicamente, optou por seguir um caminho estritamente com viés comercial. Nos moldes da tv norte americana. O oposto de diversas emissoras conceituadas ao redor do mundo; a NHK japonesa, a Tv5 francesa, a BBC da Inglaterra e a RAI italiana, são exemplos de tv públicas com reconhecida qualidade de programação. Onde o interesse público é maior do que o privado.

A TV Brasil vai ter enormes desafios para se consolidar e poder alcançar todo o território nacional. Isso se deve porque ela é a fusão da Rádiobrás e da TVE do Rio. Mas estará distribuindo seu sinal para todas as emissoras educativas do Brasil. Resta saber se os governos estaduais aceitarão que seus canais de tv comecem a transmitir uma programação diversificada, mostrando a cara do Brasil como ele é, sem a indústria de massa interferindo nos seus espaços culturais nem a manipulação política local se intrometendo na programação, oque para muita gente ainda é desconhecido.
As forças que jogam contra essa iniciativa são muitas, principalmente dos grandes meios de comunicação que criticaram muito a proposta, que foi encaminhada para criação via Medida Provisória. Mas ainda acho que se houvesse uma postura mais firme do atual governo no início do primeiro mandato, os grupos de comunicação não teriam tanta força política como tem hoje. É o governo acreditando que apenas uma emissora de tv pode fazer a diferença num mar de víboras, esperando o momento oportuno para dar o bote.
Links relacionado ao texto;
-
-
-

Nenhum comentário: