contador de visitas

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Vinte anos de Crítica


Gostaria de dizer que sou um privilegiado. Não porque a natureza me foi generosa. Isso também, mas tive uma oportunidade que muitos não tem; a de conhecer o funcionamento de nossa sociedade pela crítica marxista. No ano de 2004/2005, fui um dos cursistas do Curso de Monitores do Grupo 13 de Maio. Um grupo de abnegados marxistas que, entre uma formação e outra, contribui com seus estudos, seus livros e suas críticas com uma visão realista do que vivemos historicamente. Seus argumentos, baseados em fatos, são categoricamente colocados de maneira que possamos entender a complexidade que o capitalismo vai criando para que a sociedade não perceba que acaba sendo vítima de um sistema que escraviza o homem.


Recebi recentemente um e-mail com a notícia da criação do site do Forum Nacional de Monitores do Grupo 13 de Maio (já disponibilizei-o aqui ao lado [Fenemê]). É uma iniciativa louvável que poderá contribuir ainda mais, e sem fronteiras, para que possamos acompanhar não só os artigos, mas o debate em torno de nossa história como sociedade humana. E mais, com a crítica marxista. São 20 anos contribuindo para o desenvolvimento do marxismo com a formação política (clique no título deste texto).
Os cursões, como são conhecidos os cursos realizados em janeiro, são muito interessantes. Sendo que os três cursos que são realizados nessa época, são a base para o crescimento político do cursista do curso de monitores; os três cursos são; Economia Política, História das Revoluções e História do Movimento Operário Brasileiro. É a partir daí que começamos a entender o nosso papel na sociedade e o compromisso que devemos ter, como ser humano, com nossos semelhantes.


Links relacionados ao texto;



-

Nenhum comentário: