contador de visitas

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Nosso feriado de 20 de novembro.

O líder negro Zumbi em um de seus retratos mais conhecidos; ele morreu aos 40 anos após liderar o maior quilombo do País.

Zumbi nasceu e morreu livre há 312 anos. Mas vc deve estar se perguntando quem é Zumbi? Algum personagem de Residente Evil?!...heheh Nada há ver. Apesar de estranho, verdadeiramente Zumbi é o nosso herói nacional. Acostumados a conhecer apenas os heróis estrangeiros através da literatura ou de filmes (na França Joana D´Arc, nos Estados Unidos são celebrados tantos que fica até difícil escolher um aqui, na Venezuela Simon Bolívar, em Cuba Che Guevara, entre outros, no Vietnan Ho Chi Min, na Irlanda Willian Wallace e por aí vai...).
Pois bem, Zumbi dos Palamares foi
líder quilombola morto por bandeirantes e tido como mártir dos abolicionistas. Por mais que sua imagem esteja diretamente associada ao Quilombo dos Palmares, Zumbi não participou da fundação comunidade auto-sustentável formada por escravos fugidos dos canaviais brasileiros. Mas vc deve estar se perguntado também o quê é um quilombo?

A palavra quilombo tem origem nos termos "kilombo" ou "ochilombo", da língua falada ainda hoje por diversos povos Bantos que habitam a região de Angola. Originalmente, a palavra designava apenas um acampamento utilizado por populações nômades ou em deslocamento. Os quilombos eram povoados de resistência e seguiam os moldes organizacionais da república. Apesar de que há alguns historiadores que havia traços monarquico na adminstração daquele quilombola.

Quase não questionamos a importância de termos um dia para celebrar alguém que deu importante contribuição a história da humanidade. Mostrando não só seu ímpeto por lutar naquilo que acredita, mas suas virtudes como ser humano em prol de seus semelhantes. A resistência dos negros pela forma covarde com que eram submetidos ao trabalho escravo e ao abuso psíquico, físico e moral a que eram submetidos, deixou esse país em dívidas com eles. Esse povo que é a maioria do Brasil e que dá cor a ele. Cor, espírito e alegria. Além das riquezas de sua exploração.

É. Apesar da escravatura ter terminado há séculos atrás, o povo afro-brasileiro ainda leva uma carga de preconceitos que os empurra a empregos mal remunerados, em piores condições de trabalho e ao odioso e perverso comportamento de nossa sociedade em negar-lhes oportunidades. Por isso, apesar de polêmico, sou a favor do sistema de cotas. Ações afirmativas nas universidades e em Leis que regulamentem o mínimo de participação nas oportunidades profissionais.

Mesmo com problemas é o mínimo que nossa sociedade tem de fazer para garantir-lhes o direito de ter oportunidade que sistematicamente lhe são negadas. O mínimo por enquanto, né?! Já que a luta continua, sempre. Lutando por oportunidades para as pessoas que fizeram esse país e continua carregando ele nas costas.

Parabéns Zumbi por vc ter existido. Parabéns povo negro, sem vcs não seríamos o que somos.

Links relacionados ao texto;

http://noticias.terra.com.br/educacao/interna/0,,OI1968090-EI8266,00.html
-
http://pt.wikipedia.org/wiki/Zumbi_dos_Palmares

Nenhum comentário: