contador de visitas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Continua no mesmo ou renova?


Próximo final de semana o Partido dos Trabalhadores estará finalizando suas eleições internas. Na tentativa de renovação de seus quadros dirigentes, o partido, depois de sofrer diversos revés pela conduta de alguns "aloprados", tenta se reerguer da maneira como surgiu; com a participação de todos que constroem o partido num processo democrático de eleições.

Neste segundo turno está em disputa não só o cargo de presidente do diretório nacional, mas a conduta que querem do PT e o recado que seus filiados querem dar pelo que o partido vem se transformando. O atual presidente, Dep. Ricardo Berzoini é a continuação do mesmo grupo que vem conduzindo o partido há muitos anos. Tem maioria entre os presidentes Estaduais e controla quase que a metade do partido através de sua corrente política, a Articulação. Sua vitória demonstrará que os filiados do PT, talvez não tenham entendido o porque o partido está tão frágil, passando o que vemos hoje. E é justamente por essa fragilidade, que foi construída em seu seio, devido a postura arrogante e autoritária de uma agremiação que não está acostumada a perder em suas eleições internas.

Seu concorrente, o Dep. Federal Jilmar Tatto, também não é uma renovação que se esperava, mas sua corrente política, ligada a Ministra Marta Suplicy não comunga dos mesmos modos operandis dentro do PT. Sua vitória seria a alternativa. Uma resposta dos filiados à maneira que o PT vem sendo conduzido nos últimos tempos e do entendimento da necessidade de sua oxigenação.

O resultado dessas eleições pode depender o futuro do partido. Num futuro onde a referência da esquerda política não migre, como está acontecendo, cada vez mais para outros partidos. Muitos deles com a presença de ex-petistas que deixaram suas fileiras, justamente por causa da dificuldade em fazer valer a democracia interna.

O que tanto o PT defende como prática renovadora e de alternância no poder, quando se percebe que o que está acontecendo não está nada bom, é o que se espera de seus filiados, que não só construíram o partido, mas o vem sustentando, na esperança de vê-lo menos pior.


Links relacionados ao texto;


http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=14744
-
http://www.pt.org.br/portalpt/index.php?option=com_content&task=view&id=9384&Itemid=195
-

Nenhum comentário: