contador de visitas

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Mais um desastre na política externa norte americana


A notícia é sobre o Bush e não é. Vou explicar; No último dia 27 de novembro a ex-premiê do Paquistão Benazir Butho foi assassinada através de um atentado suicida durante a realização de um comício na cidade de Rawalpindi, próximo da capital Islamabad. Benazir não tinha um histórico louvável, já que existem diversas denúncias de corrupção em seu país no período que esteve a frente do governo paquistanês (é possível conhecer a trajetória desta líder através dos links abaixo). Mas o seu retorno a cena política do Paquistão se deve a tentativa do governo norte americano em garantir que tenha um aliado político na direção daquele país.

O Paquistão está situado numa região estratégica (entre a Rússia, Afeganistão, China e Índia), além de ter em seu interior focos de resistência da Al qaeda e do Taleban, inimigos mortais dos norte americanos. Benazir cairia com o uma luva nas pretensões americanas para a Ásia.


Com a morte de Benazir, as eleições presidenciais do Paquistão é uma incógnita. Quem poderá vencer as eleições, se houver eleições? Um aliado ou um adversário? Pois para o governo norte americano, quem não é seu aliado é seu adversário. Não conseguem entender o termo política externa independente. Até lá o governo de George Bush vai definhando. Nunca os norte americanos estiveram tão vulneráveis a situações que fogem ao seu controle; economia e comércio mundial, economia interna (não conseguem definir os juros de seus papéis [http://www.msia.org.br/news/367.html]), resistência de diversos países a política externa norte americana de aliados históricos (União Européia) e perda de influência em seu quintal (América Latina [Venezuela, Argentina, Equador, Bolívia, Brasil, Uruguai). Se as eleições fossem limpas no México, certamente era outro país com postura independente em relação aos Estados Unidos.


O mar não está para peixe para Bush. Seus aliados pouco a pouco vão queimando o filme se manterem uma postura de aliados (lê-se submissão) mas até quando a postura deste governo decadente continuará a prejudicar o resto do planeta? Bom, lembrar que a postura que comento aqui não é pessoal. Não tem haver com personalidade de Bush, mas sim com aquilo que ele representa; A indústria de defesa norte americana, o sistema financeiro mundial e os conglomerados de comunicação dos Estados Unidos que dão suporte as suas aventuras belicistas, com o único intuito de manter o stabelishment político norte americano ao redor do mundo.

América, mesmo não sendo guru futurista, todos os sinais apontam que um dia vc vai cair. Resta saber quando.



Links relacionados ao texto;

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2007/12/27/327776800.asp

-
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2007/12/27/327775810.asp

-

Nenhum comentário: