contador de visitas

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Crise Sistêmica Global (Crise do capitalismo) a vista


Comunistas, socialistas, anarquistas, revolucionários... se preparem. O Laboratório Europeu de Antecipação Política Europa 2020, mais conhecido como LEAP/E2020, prognostica um futuro não tão feliz para os arautos defensores do sistema capitalista para o ano de 2008. Segundo suas análises a economia americana está mergulhando numa recessão de tamanho maior do que as conhecidas pela atual geração. O mercado de títulos está em crise, a crise do mercado imobiliário subprime começa a atingir grandes instituições financeiras dos EUA, plano de estabilização do Iraque é um fracasso completo e os EUA se mostram impotentes diante do Irã, um número crescente de países (Kuwait, Síria e outros) abandonam o dólar como moeda de referência, aumentam as tensões comerciais EUA-China, os juros sobre os títulos americanos não está mais sendo decidido pelo banco central americano e sim pelos investidores externos, haja vista que há pouco interesse na compra desses títulos. E há mais prognósticos nada alenteadores a serem analisados. É possível acompanhar, em detalhes e em português, através do título deste texto (clique nele).

É uma crise que vem se arrastando há anos, mas que teima em não se solidificar. Como há diversos indicadores que apontam para esse caminho, as certezas aumentam.

Parece que os anos de supremacia econômica global dos Estados Unidos está chegando ao fim. Se monta aí um cenário propício para o estabelecimento de uma nova ordem mundial. Os agentes transformadores da classe trabalhadora não devem apenas se preparar, mas estar atentos. As forças conservadoras utilizarão de todos os métodos conhecidos e desconhecidos para fazer valer a continuação de seus interesses. Acompanhe abaixo um trecho das análises do LEAP/E2020;

A novidade da situação é que a Reserva Federal está perdendo o seu último instrumento de ação: agora, o resto do mundo está virtualmente determinando as taxas de juros estadunidenses. Simultaneamente, a incerteza sistêmica está de volta aos mercados financeiros. Os investidores já compreenderam que, a médio e longo prazos, não há quaisquer garantias sobre as tendências globais. Esta situação ressalta o fato de que o futuro econômico e financeiro dos EUA está sendo determinado fora do país, o que ocorre pela primeira vez desde o fim da I Guerra Mundial e sugere que a ordem mundial pós-1945 está chegando ao fim.

Esse cenário cria uma situação nova, a qual modifica radicalmente a percepção generalizada do futuro e afeta profundamente as tendências dominantes para o início da fase de impacto da crise sistêmica global (como a capacidade de ação dos EUA, em termos militares e diplomáticos), ao mesmo tempo em que reforça significativamente outras tendências, como o impacto simultâneo sobre os EUA e a China.

http://www.msia.org.br/news/367.html


Links relacionados ao texto;

http://www.leap2020.eu/GEAB-N-20-est-disponible-!-Alerte-LEAP-E2020-Phase-de-rupture-du-systeme-financier-mondial-en-2008_a1138.html

Nenhum comentário: