contador de visitas

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Ontem a Venezuela, a Bolívia breve (será?) e o Brasil?


Alguns amigos ao lerem o post anterior me cobraram um posição, segundo eles, mais coerente de minha parte em relação ao desfecho que se encerrou na Venezuela. Pois, segundo eles, meu posicionamento pareceu ser meio ambíguo. Já que muitos me conhecem por minha posição política contundente em relação ao atual sistema em que vivemos e a defesa das mudanças que vem ocorrendo em nosso continente. Posso afirmar categoricamente que a derrota da proposta de reformulação da constituição venezuelana foi apenas um entreveiro no caminho. A sociedade Venezuelana mudou e muito. Há maior participação popular. O povo cobra de seus representantes posturas que antes não eram cobradas.

Justificando um pouco a derrota da proposta da reforma está o fato da união da oposição, a campanha sistemática da mídia golpista venezuelana e também da Igreja Católica. Mentiras e preconceitos foram usados indiscrinadamente para convencer os venezuelanos a votar pelo não. Obviamente que esta derrota atende os interesses de quem não quer as mudanças estruturais para o avanço de uma sociedade mais justa.

Hoje cedo, como de costume, dei uma olhada nos blogs recomendados aqui do Pimentus. E um deles para mim se destacou pelo texto que tem tudo há ver com que estou querendo dizer. O blog é do do Luís Carlos Azenha (http://viomundo.globo.com), que esteve na Venezuela. Ele descreve em detalhes como está a situação por lá após o NÃO ter vencido. Até poderia colar o texto aqui, mas como ele é muito grande, achei mais interessante postar o link aqui (clique abaixo ou no título deste texto). Dê uma passada lá e se informe a respeito de uma situação que pode, talvez, num futuro não tão distante, ter alguma semelhança com o que pode ocorrer aqui no Brasil. Onde o povo usa dos instrumentos democráticos para conquistar suas mudanças mas forças reacionárias, jogando sujo tentam impedir a qualquer custo.

Link relacionado ao texto;

http://viomundo.globo.com/site.php?nome=MinhaCabeca&edicao=1572
-

Nenhum comentário: