contador de visitas

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Vira o disco?


Alguns amigos me questionaram ontem na UNIP (universidade onde faço o curso de Comunicação Social) pq fico abordando a questão venezuelana, sempre. É um assunto recorrente por aqui. Isso se deve porque nossa mídia vem fazendo isso. Hoje de manhã, por exemplo, antes de sair e levar meu filho para escola estava lá o Hermano Henning anunciando outra declaração do Presidente Hugo Chavez. Não preciso nem dizer que o jornalista deixou de usar o termo "segundo Hugo Chavez" e usou o próprio vídeo da matéria para expor a declaração chula que Hugo Chavez usou para se referir a "vitória" da oposição. Em outras palavras, a Venezuela e seu presidente "insistem" em estar por aqui porque é um assunto recorrente em nossa mídia corporativa. Sempre com o intuito de desconfigurar sua imagem para atingir seu governo. Tratando-no sempre na pessoa de Chávez. E nós, do lado de cá, nas trincheiras da guerrilha, mostrando as incoerências desta mídia. Neste caso específico o termo chulo, usado para descrever a "vitória" da oposição é passível de críticas, principalmente por causa da moral burguesa, que sempre nos apequenina. Mas o ponto a ser discutido deve ser o fato dessa "vitória" ser atribuída a oposição. Há opiniões de que Chávez, se é que devemos entrar nesse jogo de qualificar derrotados e vencedores (eu afirmei aqui que quem venceu foi a Democracia) é que a oposição teve apenas duzentos mil votos a mais desde a última eleição. Já Hugo Chavez perdeu três milhões de votos. Que foram aqueles que não compareceram para votar. No texto do Mello é possível entender melhor esta situação;

Chávez perdeu para Chávez

Não se deixe enganar por todo esse lero-lero de que a oposição a Chávez está se articulando e venceu o referendo. Qual a vitória da oposição? Nenhuma. Chávez botou o bode na sala. O bode saiu da sala. Tudo voltou a ficar como antes.

Chávez sim, perdeu. Mas perdeu para ele mesmo. É só comparar os números da última eleição presidencial, no ano passado, com os do referendo agora.

No ano passado, a oposição teve 4,3 milhões de votos. Agora, 4,5 milhões.

Em compensação, Chávez teve 7,3 milhões de votos. E, agora, apenas 4,3 milhões.

Três milhões de eleitores não votaram em Chávez. Apenas 200 mil deles passaram para a oposição. Os demais 2,8 milhões ficaram em casa.

Por isso é que digo que Chávez perdeu para Chávez.

Ele mesmo está reavaliando sua posição e assumindo que pode ter colocado o carro na frente dos bois.



http://blogdomello.blogspot.com/2007/12/chvez-perdeu-para-chvez.html

Nenhum comentário: