contador de visitas

quarta-feira, 19 de março de 2008

Na TV Globo, desonestidade tem nome; Míriam Leitão

Não é novidade que Míriam Leitão tem um lugar de destaque no programa Bom dia Brasil da TV Globo. Sua atuação não limita-se a fazer análises econômicas a respeito da economia. Fala de tudo que a elite reacionária quer, já que se tornou sua porta voz. Não limita-se a fazer análises econômicas, principalmente quando a economia brasileira vai bem. Nos últimos anos o país engendrou um crescimento econômico como jamais houve em sua história. Não como no passado "Milagre Econômico", onde o país crescia e ao mesmo tempo se endividava. É justamente ao contrário, cresce, diminuindo sua dívida. Virtudes que dificilmente são enxergadas pela economista. Óbviamente atendendo interesses escusos. Como sempre a Rede Globo fez ao longo de sua história. Mas não estamos analisando a emissora ou o grupo econômico, mas sua funcionária. Que ao longo destes últimos anos vem destilando seu veneno a respeito das diretrizes tomadas pelo foverno federal para implementar suas políticas públicas.

Mesmo quando o cenário é promissor, Míriam Leitão prega um cenário catastrófico. De uma insensatez tamanha que nos leva a questionar; até que ponto um profissional pode seguir os interesses de seus patrões e mesmo assim tentar passar uma imagem de coerência. Coerência que diga-se de passagem que não existe, principalmente para quem tem um mínimo de senso crítico.

Há alguns anos atrás, no programa Bom dia Brasil, por conta das manifestações virulentas da elite reacionária venezuelana contra o Presidente Hugo Chávez, desbancada do poder na Venezuela, Míriam desatou a comentar, mentirosamente, a situação política que vinha e, até hoje, vem ocorrendo por lá. Marco Aurélio Garcia, Secretário de Relações Internacionais da Presidência da República do governo Lula, entrou ao vivo no programa direto de Caracás logo em seguida, para colocar suas impressões do que estava ocorrendo na Venezuela. Não é que o dito começou a desmentir a dita cuja categoricamente e ao vivo?! Foi soberbo. Mais do que isso, foi hilariante ver ela e os apresentadores desconcertados pela situação.

Míriam Leitão só virá a ser sensata quando deixar de dizer aquilo que seus patrões quer. E começar a ser honesta com princípios de quem tem um mínimo de bom senso.

Uma pena para a televisão brasileira que oferece lixo informativo em vez de trilhar o caminho do jornalismo coerente e responsável.

Abaixo alguns links que podem contribuir para entender um pouco mais sobre essa jornalista (?) economista, que ocupa espaços que deveriam estar com profissionais que faz análises coerentes e sensatas sobre política e economia.

Manipulação e jogo de interesses

-
Divertidos (e talvez verdadeiros) conceitos sobre Míriam Leitão e sobre o que ela fala (imperdível)
-


Nenhum comentário: