contador de visitas

quarta-feira, 26 de março de 2008

Quem sabe mais, luta melhor.


A foto ao lado é meramente ilustrativa. O fato é que sem formação política, seremos escravos de velhos conceitos amparados no empirismo, que nem sempre corresponde com a realidade.
No sindicato dos radialistas, onde estou como assessor sindical, fui indicado a compor a comissão de formação política da entidade. A diretoria percebeu, após anos de turbulência, na convivência com outros diretores, por causa do desnível da capacidade de enteder a realidade, de havia necessidade urgente de garantir um mínimo de formação política aos novos e aos antigos dirigentes. Muitos, dos antigos dirigentes, tiveram a oportunidade de fazer formação política, mas não se interessaram. Resultado; discordâncias, atropelos, decisões mal tomadas durante as reuniões da diretoria. Enfim, quase que um desastre político/administrativo da entidade, que acabou culminando com um racha na diretoria. Após o término das eleições a atual diretoria do Sindicato dos Radialistas tomou como prioridade a formação política de seus dirigentes, funcionários e companheiros da base. Apenas os dois últimos não teriam obrigatoriedade de se sbmeterem aos cursos de formação, indicados pela comissão de formação. Mas a diretoria, esta sim seria obrigada a fazer os cursos. E é o que tem sido feito.
É imprescindível, como instrumento de luta de classes, entender a história da luta dos trabalhadores, da formação da sociedade. A identificação dos agentes que mantém a superestrutura e de como os personagens desta luta de classes se relacionam.
Uma iniciativa interessante, que tem surgido e havido muita procura, são os cursos políticos realizados por diversas instituições, partidos, entidades e grupos de pessoas no campo do marxismo. A editora Boitempo, recentemente, organizou o Curso livre Marx e Engels. O número de inscritos surpreendeu os organizadores. Tanto é que as inscrições foram encerradas e a procura continuava. Levando seus organizadores a avisar que brevemente haverá outros e assim garantindo a participação de todos. Se for de seu interesse, se informe. Clique no link do curso e corra para se instrumentalizar de algo que vc pode usar em toda sua vida.

Nenhum comentário: