contador de visitas

sexta-feira, 2 de maio de 2008

1º de Maio, dia do Trabalhador.



Apesar de hoje ser dia 2 de maio, não poderia de postar algumas palavras a respeito dessa data tão importante. Estou em SP, na qual vim participar de um ato político pelo 1º de maio na Praça da Sé.

Ao contrário de outras centrais sindicais, esse movimento que comemora a data na praça da Sé e não com outras entidades, teve o objetivo de diferenciar o tipo de comemoração. Estavam presentes diversos movimentos. A INTERSINDICAL, o CONLUTAS, MST, MTST, PSOL, PSTU, PCB, Liga Internacional Bolchevique, UNIDADE CLASSISTA entre outros. Priorizou-se no ato, o resgate da memória de luta dos trabalhadores. A importância dessas datas alusivas ao trabalhador e a justificativas de pq elas devem ser comemoradas e não passadas em branco. Servem para fixar em nossas mentes as relações de causa e efeito do passado com o presente. O blog de Luís Carlos Azenha tem um post tratando deste tema. E com muitos detalhes.

Abaixo disponibilizo o texto para podermos ter conhecimento histórico dessa data que repercute no mundo inteiro. Menos nos Estados Unidos. Leia e saiba porque;

-

FERIADO? AMERICANO NEM SABE O QUE SIGNIFICA O PRIMEIRO DE MAIO

Outro link interessante;

Dia do Trabalhador

-

Um comentário:

Ventura Picasso disse...

Pois é, Werneck a nova geração de trabalhadores, entre nós, também desconhece o significado do 1º de maio. O poder de comunicação transformou a data em show lotérico. Como reverter essa atrocidade eu não sei, não me resta tempo de vida para isso, nem me atrevo a tentar. Suponho que ainda exista um jovem que possa pichar nas paredes das fábricas: "A Luta Continua!".
Grande abraço.