contador de visitas

sexta-feira, 30 de maio de 2008

TeleSUR: a emissora de TV alternativa para América Latina


É com alegria que volto a comentar a respeito da existência da TeleSUL, mais conhecida como TeleSUR, agora em espanhol. E SUR em referência ao sul do continente. A TeleSUR nada mais é do que a materialização do sonho de muitos em ter a sua disposição uma emissora de televisão que fuja do esquema de dominação ideológica arquitetada nos Estados Unidos e colocado em prática através de seus canais de notícias CNN e FOXNEWS. Além é claro de suas consignares em diversos países da América Latina. No Brasil o exemplo mais emblemático é a Rede Globo, que utiliza sua estrutura para reproduzir idéias de nossa classe dominante.

A TeleSUR já completou 3 anos. Fundada em 24 de julho de 2005, aniversário de Símon Bolívar, a emissora tem como signatários diversos países da América Latina como fundadores ou co-gestores. Sua importância se deve pelo fato de que quebra a hegemonia na divulgação de notícias em espanhol para o continente. Não só por causa do idioma, mas pela influência da visão política norte americana para o continente. Com ênfase em divulgar os interesses pertinentes de cada país, a emissora foca na integração política, cultural e na consolidação de uma emissora plural. A TeleSUR marca presença com suas matérias singulares, atípicas até. Contrastando com o modo asfixiante que estamos acostumados a assistir nossos noticiários televisivos.

A emissora têm diversos programas transmitidos em espanhol e em português. Diferentemente das emissoras americanas, os apresentadores são de diversos países.
Para aqueles que dominam o idioma, é possível notar as diferenças de sotaques.

Vale assinalar ainda que cerca de 40% da programação de Telesul é composta de programas jornalísticos (noticiários, entrevistas e reportagens). Os outros 60% exibirão material de produtores independentes, emissoras de televisão regionais, comunitárias e universitárias e de organizações sociais de toda a região. Produções do cinema latino-americano também terão espaço garantido.


Acompanhem um pouco mais de sua programação acessando o site oficial. Lá é possível assistir sua programação.


Links relacionados ao texto;


Programação ao vivo
-
Sinal da Telesul já é visível em vários sites na Internet
-

Combate ao monopólio das comunicações requer fortalecimento da mídia alternativa
-
A Telesur será independente sempre, neutra jamais
-
Telesur e TV Brasil: qual a diferença?
-

Nenhum comentário: