contador de visitas

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Guerrilha do Araguaia - As Faces Ocultas da História - Trailer

Para ver melhor este vídeo, desligue a estação musical do blog, a direita da página.

Navegando pela internet descobri o trailer do documentário Guerrilha do Araguaia - As Faces Ocultas da História.

A história é um importante fator de consciência política e histórica que é imprescindível para sermos um ser humano cada vez melhor e comprometido com valores universais do ser humano.

Leia um pouco mais sobre o documentário abaixo e depois veja o trailer, que contribuirá para entender um pouco mais sobre a história do Brasil que muitas vezes tentam esconder "atrás da porta".

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo divide-se: capitalista ou comunista, e vê-se perdido no terror psicológico dessas duas ideologias - é a guerra fria.

No início dos anos 60 vivia-se um ambiente revolucionário, com uma nova onda do comunismo espalhando-se pelo mundo. No Brasil, o PCB divide-se. A ala mais radical resgata a sigla PC do B, faz a opção pela luta armada e alia-se à China. A região escolhida para a implantação da guerrilha rural é o Bico do Papagaio, mais precisamente as margens do rio Araguaia, à época uma das regiões mais isoladas do país. É para lá que são enviados militantes, a partir de 1967. O endurecimento da ditadura militar, com a instauração do AI 5, em 1968, leva para a luta armada muitos militantes, em especial estudantes jogados na clandestinidade. Eles constituirão a maioria dos quadros guerrilheiros.

“Guerrilha do Araguaia - As faces Ocultas da História” revela a verdadeira face da história, tentando trazer à luz aquilo que foi escondido pelos militares e pelo comando da guerrilha, neste episódio cheio de mistérios e silêncios, onde 59 guerrilheiros enfrentaram 10 mil militares durante 2 anos de luta, na maior operação militar brasileira desde a Segunda Guerra Mundial.

Ficha Técnica
Duração: 55 minutos
Ano: 2007
Direção: Eduardo Castro
Co-produção: Eduardo Castro – Ana Cristina Evangelista / Idéia Produções / TV Brasil Central

Pólo DOCTV Goyaz

Nenhum comentário: