contador de visitas

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Mais censura na internet


Não é de hoje que venho falando a respeito de como a internet tem se transformado num local onde ainda é possível furar o bloqueio da mídia corporativa. Mas os ataques a liberdade de expressão vem ocorrendo para impedir isso. O que ocorreu com o jornalista Paulo Henrique Amorim no IG é um exemplo disso.

Como faço todos os dias, antes de escrever meu post aqui, visito alguns sites de jornalismo e blogs que tenho linkados ao Pimentus. Para me atualizar e me informar. Acabei descobrindo uma outra notícia triste, sobre a censura na net, no blog Democracia e Política, que reproduziu de outro blog.
Leia abaixo aquilo que venho afirmando há algum tempo e que não me parece ser um movimento isolado.



Ontem, o blog “naperiferiadoimperio” publicou uma peocupante notícia para todos nós usuários da internet. Transcrevo:

“Empresa dos EUA impõe censura na internet nórdica. Mídia corporativa não fala nada”

“A empresa estatal sueca Telia, operadora de sistema de telefonia e a maior provedora de acesso à Internet do país, foi afetada por uma decisão da empresa norte-americana CogNet que bloqueou o acesso, sem alegar motivos, a determinadas páginas da Espanha e da América Latina. Entre as censuradas estão as páginas do Rebelión e da Agência Boliviana de Informação.

A censura afeta também outros países nórdicos, pois a Telia está associada a empresas desses países. A medida também afeta, em algumas cidades, milhares de usuários residenciais, já que empresas administradoras de apartamentos usam o sistema de banda larga da estatal sueca.

Segundo o site Rebelión, a Telia, que se declarou impotente diante do problema, admitiu que a medida é censura. As páginas censuradas podem ser acessadas a partir de outros provedores.

Os Estados Unidos já bloquearam 3.719 sites por ordem do escritório do Departamento do Tesouro norte-americano. Na "lista negra" há sites de 558 empresas cubanas ou com vínculos comerciais com Cuba."


-
Links relacionados ao texto;
-
-

Nenhum comentário: