contador de visitas

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Preste bem atenção nesta foto


Não tenha dúvida de que, se Fernando Lugo vencer as eleições a Presidente da República no Paraguai, nosso país vizinho será manchente constante em nossa mídia corporativa. De posições nacionalistas, Fernando Lugo é um ex-bispo da Igreja católica que renunciou seu cargo no clero para fazer a disputa presidencial (no Paraguai tem de haver desvinculação do cargo religioso).
Tem usado como mote de campanha a situação desfavorável dos rendimentos que o Parguai obtém no pagamento do excedente de energia de Itaipu que é vendida ao Brasil.
Já tem a simpatia do povo paraguaio, apreensão nos brasiguaios e medo de uma parcela de nossa elite reacionária. Eles temem que este ex-bispo, de esquerda, venha a somar o coro junto a onda de presidentes oriundos de partidos e movimentos de esquerda que se elegeram como dirigentes de seus paises e que varreram para longe, as referência neoliberais do continente. Na Amércia Latina, em países com alguma significância política, apenas Peru e Colômbia destoam dos outros.
A história do Paraguai é triste até hoje. Seu povo é empurrado pra miséria sem escrúpulos por causa da elite reacionária daquele país. Não é atoa que os ventos de esperança por algo melhor são depositados neste ex-bispo. Há quem diga que o governo brasileiro tem preferência por Lino Olviedo, que já esteve exilado no Brasil, mas voltou para cumprir pena e assim, poder disputar as eleições, sendo uma alternativa contra o favoritismo de Fernando Lugo.
Resta saber se o povo paraguai vai se deixar enganar mais uma vez.
Links relacionados ao texto;
-
-
-

Um comentário:

Anônimo disse...

It is well told.